alergias

8 alergias comuns durante a infância

A maior parte das alergias começa a se desenvolver na fase da infância e algumas, se não tratadas adequadamente, acompanham o paciente por toda a vida.

Desde o nascimento, a pessoa é suscetível a apresentar reações alérgicas a tudo que utiliza, por exemplo, na higiene, na alimentação e até mesmo no uso de medicação. Isso se explica porque a manifestação é uma resposta do sistema imunológico a algo estranho ao corpo.

Alergias comuns durante a infância

Abaixo estão os 8 tipos mais comuns que surgem durante a infância.

1. Urticária

A urticária é uma reação alérgica na pele e que se manifesta por meio de manchas avermelhadas, que coçam e, geralmente, ficam mais inchadas. Ademais, também apresenta como sintoma inchaço dos lábios, olhos e garganta.

2. Dermatite atópica

É um dos tipos mais comuns de dermatite e acomete crianças a partir dos 2 meses de vida. É definida como uma doença crônica da pele e que apresenta erupções, as quais coçam e apresentam crostas. A irritação aparece geralmente nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos.

3. Rinite alérgica

É uma doença crônica da mucosa do nariz, é a que mais afeta as crianças e adultos. São sinais e sintomas os espirros seguidos ou em crises, coriza aquosa, obstrução nasal e coceira, que se iniciam após exposição a alérgenos como poeira, ácaros, pólens, pelo de animais ou fumaça.

4. Conjuntivite alérgica

É uma inflamação na mucosa do olho. Apesar de existir diversos alérgenos, o pólen é uma causa comum dessa manifestação. Os sintomas consistem em vermelhidão nos olhos, coceira e aumento das lágrimas.

5. Alimentares

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. A causa está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.

6. Medicamentosas

A alergia a medicamentos é uma das mais complexas de se diagnosticar, já que não existe um exame específico que aponte o causador da reação. Os sintomas podem surgir após uso imediato do remédio, após horas ou até mesmo dias depois. Por isso, é preciso se atentar aos primeiros sinais e, em caso de qualquer mancha ou vermelhidão, procurar ajuda médica.

5. Alimentares

6. Medicamentosas

Como tratar essas alergias

O tratamento para alergia nas crianças consiste em evitar o contato com a substância que causa a reação e fazer uso de anti-histamínico, para aliviar os sintomas da manifestação.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?